Visita na AVM do Capitão Veterano Hercílio Correia

Na tarde desta quinta-feira dia 20/04/2023, recebemos a visita do Cap Veterano Hercílio Correia que esteve visitando a sede da Associação da Vila Militar, foi uma visita de cortesia, sendo recebido pelo Adjunto do Departamento Cultural Subtenente PM Veterano Izaquiel Leal Miranda, onde mostrou as instalações da Associação da Vila Militar e depois se dirigiu a sala de reuniões onde se confraternizou com outros diretores e colaboradores que se encontrava na sede.

Ele nos contou que no seu tempo de serviço já como Oficial QOA, foi designado pelo Comandante Geral da Policia Militar do Paraná na época Coronel Cav. QEMA José Carlos de Avellar, período de 19 de março de 1971 a 19 de março de 1974, para iniciar os trabalhos de uma futura base de Canavieiras , onde a Companhia de Operações Especiais usaria para ministrar instrução de sobrevivência na Selva, Em 1972 foi concedido à PMPR seiscentos alqueires na Serra do Mar, para a construção de uma Base Operacional do COE.

Ela estava situada no Município de Guaratuba, na confluência dos rios Caçadas e Panela, a 89 km de Curitiba. Essa base tornou-se uma excelente base de treinamento, pois a região era de difícil acesso, com mata fechada e montanhosa, e alta taxa de pluviosidade. Foi designado pelo Comandante Geral, na época o então Ten. Hercílio Correia juntamente com mais 15 Policiais militares que no início teve a missão de iniciar os trabalhos com o desmatamento para construção das primeiras trilhas, (estradas), até chegarem ao local distante 23 km mata a dentro do ponto de partida da Br 376, onde se inicia o caminho para se chegar ao ponto de montagem da base, caminho esse na época tinha que se feito a pé, pois não existia estrada para se usar viaturas, os trabalhos teve inicio no dia 07 de abril de 1972 e em data de 18 de outubro de 1972, teve a inauguração da base, com a presença do Comandante Geral e seu Estado Maior e a satisfação de ter o trabalho concluído em tão pouco tempo.

 

Cap PM Veterano Hercílio Correia

 

Hercílio Correia, natural de Jaraguá do Sul- Santa Catarina, nasceu em 07 de abril de 1931, e desde muito cedo começou a trabalhar, pois perdeu seu pai com apenas 5 anos de idade e, tendo apenas sua mãe, que com pouca instrução, não tinha as condições necessárias para sustentar a família. A partir dos 6 anos começou a trabalhar em diversas atividades, desde o trabalho pesado na roça, em posto de gasolina, em serraria, aprendiz de carpinteiro, tecelagem, gerente de fábrica de cadeiras, e até guarda-freio da Rede de Viação Paraná – Santa Catarina. Atuou na construção de pontes da estrada de ferro, onde chegou a mestre de obras. Trabalhou na construção do Viaduto dos Papagaios, hoje denominado ponte dos arcos. Ingressou na Policia Militar do Paraná em 22 de julho de 1957, para efeito de instrução e disciplina, e após quatro meses de formação, passou a pronto, sendo classificado no BST (Batalhão de Sinaleiros de Trânsito) em 1958. Galgou suas promoções dentro da corporação, realizando o Curso de Formação de Cabos em 1961, posteriormente promovido a Sargento datilógrafo em 1962, Curso de Sargento Combatente em 1968 e por fim o Curso de Oficiais de Administração – COA em 1969. Em 1984 foi transferido para a reserva remunerada, já com 35 anos de serviço. O Capitão Hercílio Correia ainda serviu como exemplo para seus familiares, que posteriormente ingressaram na PMPR, sendo: Subtenente PM Renato César Correia (in memoriam), Subtenente PM Ref. Luís Carlos Correia, Subtenente PM Ref. Silvio José Correia, além de seus netos 3º Sgt PM Carlos Eduardo Correia (ROTAM 20º BPM), Cabo PM Silvio Rodrigo R. A. Correia (Governadoria – Defesa Civil), Cabo PM Juliana R. A. Correia (Sub Cmd Geral) e Priscila V. Correia (Corregedoria).

Sempre bom receber visita especiais como a do Cap Hercílio, onde podemos relembrar e vivenciar experiencias contadas por pessoas que no passado fizeram história e deixaram seus legados para as gerações futuras, ficamos muitos satisfeito com a sua visita e as suas histórias e queremos deixar o espaço aberto para outras visitas de outros veteranos, a Presidência da AVM sente-se honrado em receber a sua visita e agradece.

Cap Cleiton, Bope, Cap Hercílio, Subt Izaquiel, Subt Correia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *