Homenagem do Governo do Paraná a bombeiros socorristas e equipe médica
O Governo do Paraná homenageou nesta segunda-feira (25), no Palácio Iguaçu, a equipe formada por bombeiros socorristas e por equipe médica do SIATE , que salvou a vida do cabo Gulhinski, da Polícia Militar, baleado por criminosos, no dia 10 de junho, perto da Rodoviária de Curitiba ao abordar um carro ocupado por criminosos, que trafegava na contramão.
A equipe encontrou o Policial já sem vida e realizou sua reanimação, tendo ele sofrido ainda outras duas paradas cardíacas durante o transporte. Foi finalmente entregue no Hospital Cajuru, onde permanece internado.
Foram homenageados também dois policiais militares de Araucária, que atenderam um caso de prisão por furto e descobriram que o motivo do acusado era para alimentar filhos e esposa. O caso gerou comoção e os policiais organizaram uma ação em que foram arrecadados mantimentos e roupas para a família.
Foram homenageados o 2º sargento Altair Batista e os soldados Marlon Deivid Ludovico Carlota e Ricardo Wilson Beitum do Corpo de Bombeiros, bem como o médico Heitor Pinheiro Lima Neto, o enfermeiro Márcio Roberto Muniz, e o condutor Otávio Clemente Martins. Pela Polícia Militar receberam a homenagens os Soldados Thiago de Souza Ramos e Valdeir Pedroso Fernandes.
Em sua fala, a Governadora Cida Borghetti destacou as ações: “O Governo do Paraná presta uma homenagem e agradece esses profissionais pela visão e solidariedade durante os serviços prestados. Os policias militares cumpriram rigorosamente a lei, mas entenderam que era uma situação diferente. E a equipe médica e de socorristas, além do preparo, contou com a mão de Deus. Fizeram a diferença com rapidez e seriedade no trabalho”, afirmou a governadora.
A Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, enalteceu a disciplina, o trabalho, o profissionalismo e a dedicação ao próximo. “Isso demostra realmente a preocupação que a Polícia Militar tem ao se preocupar com as pessoas. Nos dois atos, tanto da PM quanto do Corpo de Bombeiros, o que vemos é o amor em relação ao próximo. Grandes profissionais que estão atuando pela sociedade. Temos que reconhecer e valorizar este trabalho”, afirmou.
O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira fez alusão aos serviços realizados pelas ambulâncias de socorro pré-hospitalar “Nosso SIATE está há 26 anos atendendo a comunidade paranaense. O treinamento e o preparo fazem com essas ações sejam eficazes, mas o principal é que as equipes não desistem nunca de uma vítima”, destacou.