Na manhã da última sexta-feira (17/05), aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), situada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a solenidade em honra ao patrono da Polícia Militar do Paraná, o coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. O evento, que reuniu autoridades civis e militares concedeu a condecoração mais distinta da corporação: a medalha Coronel Sarmento.
Entre os presentes, destacaram-se os descendentes do coronel Sarmento, cujo legado foi reverenciado durante a cerimônia. Um momento emocionante marcou a homenagem, quando o monumento dedicado ao patrono da PMPR recebeu uma coroa de flores, simbolizando o respeito e a gratidão pelos seus 142 anos de serviço e dedicação à instituição. O Coronel BM Possiedi Presidente da AVM esteve presente prestigiando o grande evento.
Em seu discurso durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Jefferson Silva, enfatizou o significado da honraria concedida aos agraciados com a medalha Coronel Sarmento. “Esta é mais do que uma simples medalha; é um reconhecimento a todos aqueles que, com sua dedicação e comprometimento, fortalecem dia após dia a Polícia Militar do Paraná”, ressaltou o Coronel Jefferson.
A entrega da medalha Coronel Sarmento representa não apenas um reconhecimento individual, mas também uma celebração da coletividade e do trabalho conjunto para garantir a segurança e o bem-estar da população paranaense. A solenidade reafirmou o compromisso da Polícia Militar em manter vivo o legado de seus patronos e em continuar a serviço da comunidade com excelência e profissionalismo.
As tropas representativas das unidades da PMPR desfilaram ao fim da solenidade diante do palanque de autoridades. Participaram da atividade pelotões da APMG com os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do 6º CRPM, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia de CHOQUE (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia de Trânsito e do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta no “Combate do Irani”, em 1912, na qual teve o olho ferido.
Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.
Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.