Dois policiais militares conseguiram salvar um grupo de jovens que foi levado por um correnteza no balneário Albatroz, em Matinhos, no Litoral do Paraná. A situação aconteceu na tarde deste sábado (20) e viralizou rapidamente nas redes sociais, principalmente, pela bravura dos PMs. Depois do resgate, todos foram encaminhados por ambulâncias até o Hospital Regional de Matinhos.
De acordo com o soldado Valter Viana da Silva, 30 anos, que fazia patrulhamento junto com o colega Delmir Noppe às margens da orla, várias pessoas abordaram a viatura para pedir ajuda. “Tinha muita gente acenando para a gente, descemos e fomos direto para a areia, perguntamos quem estava se afogando e uma mulher, bem desesperada, disse ‘todos’. Tirei meu colete, o cinto, meus equipamentos, o coturno e entrei. O outro policial, Delmir, que estava comigo, também. Eu fui em direção ao grupo maior e ele foi até essa pessoa que estava sozinha, um surfista entrou para me ajudar, deu a prancha dele para essas pessoas”, descreveu. “Enquanto essas seguravam a prancha, tinha uma menina de 12 e um de 18 mais longe, estavam afundando e não conseguiam chegar. Fui até ele, o acalmei, disse pra ele não me agarrar, apenas me dar a mão, ele se acalmou, fomos conversando, ele dizia que não ia conseguir, eu pedia calma, dizia que ia dar tudo certo e levei ele até a prancha”, continuou.
Nesse momento, a menina afundava e se afogava ainda mais. “Eu reuni forças, também já estava exausto, mas pensei ‘não vou deixar essa menina morrer na minha frente’. Fui até lá, ela já estava desmaiada e pedi para os surfistas virem nos ajudar, mas consegui levá-la até a prancha e ficamos aguardando apoio. Meu colega conseguiu tirar a outra menina menor, mas essa que estava comigo já estava desfalecida, quase. Eu precisava levar ela pra areia, veio outra prancha e fomos em direção à areia. Na parte que arrebenta foi muito dramático porque eu cheguei a perder ela, porque ela estava totalmente inconsciente”, completou.
Na areia, a menina inconsciente ainda foi reanimada pela equipe de policiais. Ao todo, seis pessoas foram resgatadas pelos policiais – além da garota de 12 e do jovem de 18 – outra adolescente de 12 e 13, foram socorridas, também uma 18 e um de 21 anos. Segundo os policiais, eram duas famílias diferentes, mas que estavam próximas na areia e no mar.