Outubro Rosa

O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é a detecção precoce do câncer de mama, com ações de rastreamento que são: a oferta de mamografia, exame clínico das mamas, a oferta de ultrassonografia e coleta de exames de colo de útero.

A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora da faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha.

Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que o exame seja realizado em todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.

Números – Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. O número de óbitos em decorrência da doença, no ano passado, alcançou 1.012 mulheres no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *