Policiais militares são abençoados durante Missa de Ação de Graças em comemoração aos 165 anos da PM.
“Quero que imediatamente me dês num prato a cabeça de João, o Batista”, foi assim que se deu o mártir de São João Batista, que foi celebrado na Missa de Ação de Graças em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar do Paraná. A celebração da eucaristia aconteceu na noite de quinta-feira (29/08) na Paróquia Menino Jesus de Praga no bairro Lindóia, em Curitiba, na Capital do estado, e contou com a tradicional benção ao Espadim Tiradentes dos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG).
Para o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg, essa é uma forma, não só de agradecer a todas as bênçãos, mas também de aproximar a comunidade da Corporação. “Com esses eventos a sociedade acaba conhecendo, não só esse lado ostensivo, mas o lado comunitário, que, por vezes, as pessoas não sabem que existe”, disse. “Hoje, além de comemorar os 165 anos da PM, também temos a bênção dos espadins, que já é uma tradição agradecer as conquistas desses jovens que passaram no Curso de Formação de Oficiais e serão o futuro da nossa gloriosa Polícia Militar”, complementou.
Segundo o coronel Paulo Henrique de Souza, do Corpo de Bombeiros, é um momento de pedir por todos aqueles que estão dedicando a vida em prol da sociedade paranaense. “É uma honra participar da Missa e pedir bênçãos para todos nós, que, diariamente, estamos no labor, nos expondo a riscos, tantos os policiais quanto os bombeiros. É um momento de congraçamento, de pedir por todos aqueles que estão nas trincheiras batalhando pela comunidade”, disse.
A Liturgia foi comentada pelo capitão Jamerson de Moura, que falou sobre a coragem que é possível ver no rosto de cada soldado. “João Batista, a criança que estremeceu de alegria no ventre de sua mãe ao ouvir a saudação da mãe de Jesus, nunca se abalou diante da injustiça, da mentira e da incoerência. Na sua missão de preparar o caminho do Senhor, salientou aos soldados: não tire dinheiro de ninguém, não acuse ninguém injustamente”, disse. “Que essa noite nos revigore o ânimo, a fé e a coragem”, completou.
“Nós escolhemos o martírio de São João Batista, pois ele foi penalizado por que ele era um inconformado com a mentira e denunciava injustiça e isso tem a ver com o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em todo estado”, explicou. “É muito importante fazer essa aproximação com a comunidade e mostrar que, por trás da farda, existe uma pessoa que tem uma família, que reza, tem as suas necessidades e que quando termina a missão tem que voltar e cuidar dos afazeres normais”, finalizou.
ESPADIM – Um dos momentos mais especiais foi a bênção dos espadins dos cadetes católicos do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Policial do Guatupê (APMG), que receberam oficialmente o espadim, arma símbolo do cadete, durante a solenidade de aniversário dos 165 anos da PM, que aconteceu no início do mês. O arcebispo abençoou as armas dos futuros oficiais para que tenham sucesso sempre.
“É muito bom estar aqui. Assim que passei no concurso fui para Aparecida do Norte para agradecer e, agora, retornando a pela primeira vez à igreja, porque é bem puxado, mas a gente gosta muito de lá. É muito bom estar fardado e vir aqui ser abençoado. É emocionante”, disse o cadete do 1ª ano, Giovane da Silva Azevedo
COMUNIDADE – A igreja ficou lotada de fiéis que aproveitaram a oportunidade para conhecer um pouco mais da Polícia Militar com a exposição de viaturas que aconteceu no estacionamento da Paróquia. Adultos e crianças tiraram fotos com os veículos e com os policiais militares. “É muito importante quando a PM está perto da comunidade. Nós nos sentimos mais seguros, e esses eventos, sempre que acontecem nos trazem uma sensação de proximidade com esses policiais”, disse a integrante da igreja Eléia Marcante.
A igreja foi adornada para o dia especial e a recepção de gala foi feita pelos lanceiros do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e pelos cadetes da Escola de Formação de Oficiais (ESO) da APMG. Integrantes do Ministério de Música, bombeiros e policiais militares, entoaram canções de louvor a Deus.
Fonte: Site PMPR