LEMBRANÇA DO MAIOR HISTORIADOR DA POLICIA MILITAR DO PARANÁ

Com muita alegria, a AVM celebra nesta sexta-feira (02) o aniversário do maior historiador da PMPR, o Capitão João Alves da Rosa Filho, de saudosa memória. Nesta data destaca-se a pessoa que ele foi e o importante trabalho que realizou e materializou, resgatando a história da Policia Militar do Paraná.

Conhecido carinhosamente como Capitão Rosinha, ele escreveu vários livros sobre a história da PMPR e participou ativamente da formulação de legislações pertinentes, apoiando comandantes-gerais e governadores; tendo grande participação, ainda, na indicação do Patrono da corporação. Auxiliou na defesa de teses para cursos, colaborou em edições de livros e jornais, e destacou-se como membro da comissão de restauração do Museu Histórico da PMPR.

Nascido em 1933, ele ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1953, como Soldado. Galgou todas as promoções de praças, até chegar a 1º Sargento, em 1964. Então, ingressou no Curso de Formação de Oficiais de Administração, antigo COA, conquistando, em 1978, o posto de Capitão.

Em homenagem ao importante trabalho que realizou, o 19º BPM, localizado na cidade de Toledo, leva o seu nome, assim como a biblioteca da Academia Policial Militar do Guatupê.

Capitão Rosinha sempre será lembrado pelos policiais militares e pela AVM! A data lembra o passado e a história da PMPR, restando para sempre a saudade desse valoroso policial militar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *