Inédito desfile motorizado da PM passa por cartões-postais da capital em alusão aos 166 anos da Corporação
Kombi, Fusca, Opala, Toyota Bandeirantes, Blazer, foram alguns dos veículos que marcaram épocas no serviço operacional da Polícia Militar do Paraná, e rodaram por avenidas, estradas rurais, parques e regiões de fronteira a serviço da Segurança Pública. Hoje restauradas, as viaturas fizeram parte do inédito desfile de viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros pelos 166 anos da PM neste sábado (29/08), na Capital.
O comboio saiu do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, passou por várias regiões da cidade, como a Ponte Estaiada, o Jardim Botânico, o Largo da Ordem, o Portal Polonês, o Parque Barigui, o Parque Tingui, o Portal Italiano, o Relógio das Flores, o Passeio Público, entre outros. Por conta da pandemia do coronavírus, o desfile ocorreu com apenas uma parada, em curto tempo, para evitar a aglomeração de pessoas. Os militares estaduais utilizaram máscaras faciais e álcool gel.
Para o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, o mês de agosto foi especial para desenvolver uma consciência aos policiais militares e à população sobre a importância da Corporação. “Cada policial é um tijolo da construção que é a Polícia Militar. O que une esses tijolos é o amor, o dever de servir à população”, disse.
No Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico da cidade, a Banda de Música entoou o Hino Nacional em reverência à Nação Brasileira. Todo o itinerário foi acompanhado pelas equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), e no ar o apoio foi do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) com um helicóptero.
No retorno ao Quartel do Comando-Geral, foram prestadas as honras ao Comando-Geral da PM e entoada a Canção 10 de Agosto, hino da Polícia Militar do Paraná, e as viaturas e equipes policiais se mantiveram em reverência à Bandeira Nacional. “Fizemos um abraço ao QCG, onde nasceu a PM, onde ela se desenvolveu e hoje é a casa do militar estadual. É um espaço símbolo da Corporação”, destacou.
O Chefe da 5ª Seção do Estado-Maior da PM, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret, explica que intenção da atividade foi mostrar à população um pouco da história da Corporação por meio das viaturas históricas, que também fazem parte da história de criação e desenvolvimento do Paraná. Todo o desfile foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais da PM nas redes sociais.
“Esse foi mais um dos eventos em alusão aos 166 anos da Polícia Militar. A ideia foi fazer um desfile à população, mas como as pessoas ainda não podem sair de suas casas, levamos até elas as nossas viaturas, tanto que a orientação foi para que elas acompanhassem a passagem do comboio de dentro de seus veículos ou de suas casas”, disse.
O tenente Jerferson Cardoso de Souza, regente da Banda de Música da PM, coordenou os musicistas no desfile motorizado. “A Banda historicamente sempre está presente nas comemorações da PM e hoje não poderia ser diferente. Para nós é um orgulho e uma honra fazer parte desse momento especial, além do reconhecimento da população que sempre que nos acompanha, participa e se envolve nos concertos e apresentações”, afirmou.
O desfile mostrou um pouco da história da PM e também os mais recentes veículos adquiridos para o policiamento. As motocicletas Honda CB 1000 do BPTran, desfilaram junto com as tradicionais Harley Davidson Police King do batalhão e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O Fusca do BPTran, juntamente com modelos de Parati, Kombi, Opala e Bandeirantes, formou a ala de viaturas antigas.
Também desfilaram caminhonetes de maior porte, desde a histórica GM Blazer do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), até os modelos mais modernos Amarok e Trailblazer de unidades de área e de missões especializadas, como do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV). Houve ainda a participação do caminhão do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e de equipes hipomóveis. O Corpo de Bombeiros também demonstrou sua frota histórica que contou com ambulância, um Auto Escada Mecânica, Auto Plataforma Mecânica, o Auto Bomba Resgate e um modelo de Auto Bomba Resgate antigo.
Fonte: Site PMPR