Durante toda a semana, de 13 a 20 de maio, está sendo realizado em Foz do Iguaçu, o Festival de Xadrez Itaipu 2018, promovido pela Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR). O Hotel da AVM será sede de um dos torneios, o Aberto do Brasil das Três Fronteiras, entre os dias 16 e 20 de maio, que reunirá grandes jogadores na disputa pelo prêmio de R$ 30 mil.
Além do apoio da AVM, do SESC e da prefeitura de Foz do Iguaçu, o evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e engloba ainda clínicas e simultâneas, o Desafio Mercosul, com equipes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; e o Circuito SESC.
O evento tem como objetivos congregar a comunidade enxadrística, contribuir para a melhoria do nível técnico do xadrez sul-americano, classificar ao menos dois enxadristas para a semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez, e oportunizar a obtenção de normas de titulações oficiais da FIDE – WMI & MI / WGM & GM.
Ao todo, serão 34 jogadores titulados, entre eles o GM paranaense, Jaime Sunye Neto, o melhor enxadrista brasileiro da atualidade, GM Rafael Leitão; o melhor da Argentina, GM Sandro Mareco; o melhor do Uruguai, GM Andrés Rodriguez, e o segundo do ranking do Paraguai, GM Neuris Delgado Ramirez.