O Departamento Cultural da AVM, com o apoio do Associado Tenente Rafael Gomes Sentone, irá postar nos próximos dias uma série de textos de autoria do Coronel Rogemil Hembecker. Em seu livro “Fatos PMPR” ele conta histórias da criação de diversos setores da PMPR, como o da Academia Policial Militar do Guatupê – APMG, do Hospital da Polícia Militar – HPM, do Colégio da Polícia Militar – CPM, da Capela da PM/AVM e também traz-nos histórias curiosas, como a do aluno que rasgou a prova, uma outra com o título De Sargento a Tenente e, ainda, como era a formação de oficiais antes do CFO. Estas e muitas outras histórias se encontram na Obra que foi lançada em 2020. Venha conosco conhecer o trabalho dos pioneiros que transformaram a PMPR na melhor PM do Brasil
Antes de publicarmos alguns fatos, vamos abordar um breve e resumido currículo do autor, que é Associado da AVM há mais de 40 anos.
Filho de Olavo Hembecker e de Juvina Marcon Hembecker, Rogemil Antonio Hembecker nasceu em 14 de novembro de 1944, natural de Campo Largo/PR, ingressou na PMPR em 1962, tendo sido o primeiro colocado de turma. Licenciado em matemática, chegou ao posto de Coronel, ingressando na reserva remunerada em dezembro de 1991.
Foi membro do Conselho Econômico e Financeiro, Diretor da Diretoria de Apoio Logístico, Diretoria de Finanças, Ajudante-Geral, representante, na Secretaria de Estado da Segurança Pública, no Conselho Diretor do SIATE, Assessor Militar no Gabinete do Vice-Governador, Chefe da 4ª e 6ª Seções do Estado Maior, instrutor nos Cursos de Formação de Oficiais (CFO), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso Superior de Polícia (CSP). Foi um consagrado professor de Matemática de nosso Colégio da Polícia Militar (CPM), onde teve a oportunidade de graduar os centenas de futuros praças, graduados e oficiais da nossa querida PMPR, além de tantos outros na diversidade de cursos superiores que cursaram.