Dia Nacional da Bandeira

A história da bandeira nacional do Brasil remonta ao período imperial, quando a nação ainda era um império. A bandeira foi projetada por Jean-Baptiste Debret e apresentava um fundo verde e amarelo, simbolizando a Casa de Bragança, à qual a família imperial brasileira pertencia.

Com a Proclamação da República em 1889, a bandeira passou por algumas alterações. O modelo atual foi adotado oficialmente em 19 de novembro de 1889. A bandeira é composta por um fundo verde, representando as matas brasileiras, e um losango amarelo no centro, simbolizando a Casa de Bragança e a Casa de Habsburgo, à qual pertenceu a imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II.

Dentro do losango amarelo, há um círculo azul com a inscrição “Ordem e Progresso”, lema positivista adotado pelos republicanos. No centro desse círculo, está a esfera azul celeste com a representação das estrelas do céu do Rio de Janeiro às 8h30 da manhã de 15 de novembro de 1889. São 27 estrelas, representando os estados brasileiros.

A bandeira nacional é um símbolo importante, refletindo a história, a diversidade e os valores do Brasil ao longo do tempo.

Em honra ao Dia da Bandeira, a Associação da Vila Militar se une em reverência ao símbolo que representa nossa pátria, valores e comprometimento. Hoje celebramos a grandiosidade da nossa bandeira, refletindo o espírito de serviço, dedicação e bravura que caracteriza nossos membros. Juntos, continuamos a proteger e servir com orgulho, mantendo viva a chama da segurança e justiça em nosso amado Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *