No final do primeiro semestre, os alunos do 6º ano do CVM Vida e Ensino participaram de uma atividade muito especial, desenvolvida pelo professor de Geografia, João Henrique, com o objetivo de compreender e identificar o interior do planeta, as placas tectônicas, núcleo e manto.
Utilizando argila, corante de alimentos, isopor para maquete, embalagem de filme fotográfico vazia, vinagre, tinta e bicarbonato de sódio, eles fizeram um vulcão e entenderam todo o processo de erupção.
“O vulcão nada mais é do que uma abertura no solo, a comunicação entre o magma e a superfície da Terra por onde são expelidos gases, cinzas, fragmentos e lavas. Mas o que causa as atividades vulcânicas? A maior parte delas é resultado do movimento das placas tectônicas, que segundo a teoria mais aceita, são blocos rígidos imensos que formam a crosta e estão em constante movimento sobre o manto. Quando essas placas tectônicas colidem ou se afastam, o magma tende a sair, seja através de fissuras ou pelas bordas de uma placa, movimento que origina os vulcões”, explica o professor.