A AVM cedeu seu auditório para o treinamento realizado pelo efetivo da Companhia do Choque na última semana, que incluiu estudo de casos de gerenciamento de crises e prática de primeira intervenção em ocorrências policiais. Ações externas foram realizadas no pátio do Quartel do Comando Geral da PMPR.
O efetivo foi acionado por volta das 04 horas da madrugada por meio do Plano de Chamada do BOPE, destinado a situações emergenciais ou extraordinárias. Com os policiais em prontidão na sede do BOPE, aguardando o pronto emprego operacional, foram verificados todos os procedimentos adotados pelo batalhão, desde a conferência de efetivo até a condição logística.
“O efetivo foi divido em companhias operacionais, que por sua vez eram empenhadas em missões (oficinas de treinamento) como se estivessem operando no plano real, o que possibilitou estabelecer em quais condições o BOPE se encontra. O exercício foi um sucesso e o fechamento do dia ocorreu por volta das 21 horas com uma corrida, todos fardados pelo centro de Curitiba”, explicou o comandante da unidade, Capitão Paulo Renato Aparecido Siloto.
Ele aproveitou ainda para agradecer o apoio da AVM, que possibilitou a realização de uma parte importante do exercício de gerenciamento de crises. “Sempre que solicitamos, somos prontamente atendidos pela Associação, para qualquer evento do BOPE. Muito obrigado pelo apoio incondicional”, finalizou.