No último final de semana, o Corpo de Bombeiros do Paraná registrou o milésimo salvamento dessa temporada de verão, no litoral. O número já ultrapassou os registrados no ano anterior, quando foram realizados 779 salvamentos.
“Esse aumento é devido à maior quantidade de veranistas, e também ao abuso de alguns banhistas no mar, que não respeitam as placas de sinalização. Porém, tivemos uma redução no número de mortes, resultado da efetiva atuação dos guarda-vidas”, afirma a porta-voz da Operação Verão, capitã Rafaela Diotalevi. Respeitar a orientação dos guarda-vidas é muito importante, principalmente em caso de mau tempo, quando o ideal é não entrar no mar.
Quatro mortes foram registradas até agora, duas delas na praia de Guaratuba, em áreas com bandeira preta, outra em Pontal do Paraná, quando a vítima tentou salvar outro banhista, e a quarta no balneário de Ipacaraí, em decorrência de um infarto. No mesmo período, em 2017, foram registradas nove mortes. Os dados apresentam também redução no número de crianças perdidas, e ocorrências de queimaduras com água-viva.
Os bombeiros militares, assim como os PMs, estão realizando um excelente trabalho no litoral paranaense. A AVM parabeniza os militares estaduais que estão atuando no litoral, pelo importante trabalho que desenvolvem, garantindo o bem estar das famílias paranaenses.
Com informações do Jornal Gazeta do Povo