Nesta sexta-feira (06), o Presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, acompanhado do Diretor Adjunto do Departamento Educacional dos Colégios Vila Militar, Subtenente Saúgo, prestigiaram a solenidade de aniversário que marcou o Aniversário do Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu.

O ato foi coordenado pelo comandante da unidade, Major Marcos Aparecido de Souza e contou com a presença do comandante da Academia Policial Militar do Guatupê de Curitiba, Coronel Ronaldo de Abreu que na ocasião realizou uma homenagem ao deputado estadual Soldado Fruet, ao Coronel Washington,  Coronel Pontes Comandante do 34° Bimec, Tenente Coronel Kamakawa Comandante do 14° BPM, Major Schinda Comandante do 9° GB, Silvana Garcia André Chefe do Núcleo Regional de Educação.e demais autoridades pela parceria na implantação do CPM na região.

Após entregar as homenagens, o comandante do 5º CPM citou a célebre frase de Pitágoras: “Educai as crianças para que não seja preciso punir os adultos”. O major Marcos destacou que “além da eficiência e eficácia na educação, o CPM também realiza um dos mais eficientes trabalhos de prevenção ao crime e à violência a curto, médio e longo prazo”. Segundo ele, “estes meninos e meninas que estão em idade para serem cooptados pelo tráfico de drogas, pelo contrabando, em especial na região da fronteira, recebem aqui novas perspectivas de futuro, de oportunidades e de novos sonhos”.  

A pandemia alterou toda a rotina do colégio, informou o comandante Major Marcos. “Tivemos que nos adaptar, reaprender a fazer o processo de ensino-aprendizagem. Os nossos professores se qualificaram e estamos fazendo um trabalho muito próximo aos alunos e as famílias”, completou.

O 5º CPM foi implantado no Colégio Bartolomeu Mitre, o mais antigo da Região Oeste do Paraná, criado em 1932. Em 2019, passou por um processo de transição para o início das atividades do CPM em 2020, com o compromisso de ser um estabelecimento que difere dos demais por seu projeto pedagógico e administrativo policial militar. Com aproximadamente cem colaboradores, além da equipe de policiais militares, atende mais de 900 alunos. 

O major Marcos frisou ainda que a preocupação com segurança pública, direitos humanos e cidadania está presente no cotidiano escolar. “O respeito às regras, às pessoas e aos diferentes pensamentos fazem parte do nosso projeto pedagógico”, pontuou, ressaltando a aprovação maciça do CPM por parte da sociedade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *