ALMEPAR define tratativas para implantação com Comando Geral

Grupo de organizadores da ALMEPAR define tratativas para implantação com Comando Geral

O projeto para a criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Polícia Militar do Paraná (ALMEPAR) foi apresentado para a Comandante-Geral da PM, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, na quarta-feira (27). O projeto conta com o apoio da AVM, que foi sede das reuniões para a definição da Academia, dos trabalhos concentrados para a elaboração do estatuto, regimento interno e outros assuntos administrativos.

Um dos idealizadores da Academia, o Capitão João Carlos Toledo Júnior, que integra a Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC), ressaltou que o grupo busca estimular a produção literária na Corporação, bem como valorizar os policiais que já tem títulos publicados sobre segurança pública.

“Com essa reunião com a Comandante-Geral cumprimos a primeira parte das tratativas iniciais para a fundação da Academia; o próximo passo agora é fazer uma reunião com os integrantes da ALMEPAR para a parte documental e acertar outras questões administrativas”, explicou Toledo. A inauguração deve acontecer no mês de agosto deste ano.

Segundo a Comandante-Geral, a criação da ALMEPAR é um grande passo para incentivar os militares estaduais a escreverem. “Nós já trabalhamos para tornar a Academia Policial Militar do Guatupê em Centro Universitário, nossa intenção é que ela exporte conhecimento, e com este projeto ampliamos ainda mais nossa capacidade literária”, disse.

Também participaram da reunião o Subcomandante da PM em exercício, Coronel Antônio Zanatta Neto; o Capitão Karpinski; e o Coronel Antônio Celso Mendes, que está auxiliando a implantação. Ele tem mais de 15 livros publicados e ocupa a cadeira número 34 da Academia Paranaense de Letras.

Para fazer parte da ALMEPAR os militares estaduais da ativa ou da reserva, praças ou oficiais, devem possuir obras na área da segurança pública, história ou literária e experiência profissional e acadêmica nessas áreas. O e-mail para envio é jctoledojr23@yahoo.com.br.

Com o apoio da AVM, o projeto poderá contar ainda com um site e uma Fanpage própria para divulgação dos trabalhos acadêmicos, textos e produções literárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *