43 anos do Pelotão Anita Garibaldi

A primeira turma de mulheres a ingressar na Polícia Militar do Paraná completou, nesta terça-feira (20), 43 anos desde a data de inclusão, no dia 20 de outubro de 1977. O pelotão, formado inicialmente por 42 mulheres, recebeu o nome de Anita Garibaldi. Dessas alunas que ingressaram na PMPR, 27 se formaram como Sargentos, no dia 16 de junho de 1978. “É com muita honra e orgulho que faço parte dessa turma. Somos mulheres guerreiras e pioneiras”, afirma Coronel Rita Aparecida de Oliveira.

Quando entraram para a PMPR, as militares do pelotão Anita Garibaldi tiveram como primeiro comandante o Coronel Josué Lemos da Silveira. Ele recorda que as mulheres desse pelotão chegaram com muita vontade e determinação. “Elas sabiam que seriam exemplo para o Brasil. Isso foi tão sedimentado e bem sucedido que em apenas dois anos após a criação da primeira turma de mulheres outros estados vieram ao Paraná para conhecer essa experiência”, lembra o Coronel Josué.

“Somos mulheres fortes, que superamos muitos desafios, entre eles o preconceito”, diz a Soldado Valdineia Aparecida Corso.

A Associação da Vila Militar (AVM) parabeniza a todas as mulheres Policiais e Bombeiros Militares, principalmente as do Pelotão Anita Garibaldi.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *