Batalhão da PM no Norte Pioneiro promove o 1º Seminário de Emprego de Cães na Detecção de Armas de Fogo
O 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), pertencente ao 2º Comando Regional da PM (2º CRPM), iniciou na segunda-feira (26/03) o 1º Seminário de Emprego de Cães na Detecção de Armas de Fogo. O curso acontece na sede da unidade em Jacarezinho (PR), no Norte Pioneiro, e encerra na manhã da próxima quarta-feira (28/03) durante uma solenidade com homenagens e entrega de certificados.
“Além das palestras e instruções preparadas durante o seminário será possível agregar conhecimentos de todos os participantes através de trocas de experiências no assunto. A utilização de cães de faro, tanto na detecção de entorpecentes quanto na de armamento, tem grande importância no combate ao crime, sendo tal ferramenta a mais eficiente que existe hoje contra o tráfico de drogas e ao porte/posse ilegal de armas de fogo, tornando-se sua utilização imprescindível”, disse o Subcomandante do 2º BPM, major Emerson Castelo Branco Oliveira.
De acordo com informações do oficial de Relações Públicas do 2º BPM, tenente Renato Augusto Dias, o seminário tem como objetivo demonstrar conceitos teóricos e práticos sobre o uso de cães no serviço policial em diversas situações com ênfase na diferenciação entre faro de entorpecentes e armas de fogo.
O tenente Dias destaca que o intuito é demonstrar também os resultados práticos visando a melhoria no emprego de cães na área de segurança pública. Além disso o curso oportuniza que os participantes adquiriram novos conhecimentos e técnicas, promovendo a troca de experiência.
Participam do seminário militares estaduais do Paraná, de Santa Catarina e de Minas Gerais, além de agentes da Polícia Civil do Paraná, da Seção de Operações Especiais (SOE) do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN), do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (DEAP/SC) e Guardas Municipais de Londrina e Arapongas.
Fonte: PMPR