Profissionais de segurança pública discutem ações para combater e prevenir a criminalidade

Por
Atualizado em: 16 de março de 2017

A Editora InterSaberes e a Associação da Vila Militar (AVM) promovem, na próxima quinta-feira (23/03), um evento com o intuito de debater o aumento da criminalidade no Brasil e as medidas de combate e prevenção empregadas por órgãos estaduais. Além disso, serão lançados, no local, quatro livros sobre o assunto, editados pela InterSaberes.

 “Acredito que esses temas, embora polêmicos, devem ser trazidos à tona com o objetivo de dar conhecimento às verdadeiras razões que motivam o aumento da criminalidade em nosso país, bem como aos mecanismos utilizados pelos mais variados órgãos do Estado”, afirma o diretor do departamento cultural da AVM, coronel Iranil dos Santos.

 As obras que serão lançadas foram escritas por oficiais da Polícia Militar do Paraná. São elas: “Arquitetura contra o crime”, de Marcelo Karpinski, “Resolução pacífica de conflitos”, de André Dorecki, “Gerenciamento de crises policiais”, de Marco Antonio da Silva, e “Planejamento estratégico e administração em segurança”, dos autores Cristiano Israel Caetano e Pedro Paulo Porto de Sampaio.

 “Os livros apresentam recursos de aprendizagem que dinamizam a leitura e possibilitam uma maior aquisição de conhecimento por parte dos leitores. Entre esses recursos, estão estudos de caso, exercícios e síntese dos conceitos abordados”, explica a responsável pela produção editorial da InterSaberes, Ariadne Wenger.

 O evento sobre segurança pública é aberto ao público e será realizado na Associação da Vila Militar (Rua Santo Antonio, 100, Rebouças, Curitiba – PR), a partir das 18h. Na ocasião, será servido um coquetel aos presentes. Há estacionamento gratuito no local.

  Sobre os autores

O primeiro tenente Marcelo Karpinski é bacharel em Direito, especialista em Administração e mestre em Educação. É oficial da Polícia Militar, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Atua no Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná e também com formação de praças e oficiais.

O capitão  André Cristiano Dorecki é oficial da Polícia Militar, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Também é licenciado em línguas portuguesa e inglesa, especialista em Gestão Pública, em Direito Militar Contemporâneo e em Planejamento em Segurança Pública.

Marco Antonio da Silva é oficial da Polícia Militar, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Possui graduação em História e em Psicologia e especialização em Psicologia Jurídica. Atuou durante 11 anos como integrante da equipe de negociação do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O capitão Cristiano Israel Caetano é graduado em Direito e oficial da Polícia Militar, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Além disso, possui especialização em Direito Administrativo Disciplinar e em Direito Penal e Processual Penal Aplicado à Atividade Policial. É oficial da Polícia Militar do Paraná, no posto de capitão, e atua na consultoria jurídica do comando-geral da instituição.

O capitão Pedro Paulo Porto de Sampaio é oficial da Polícia Militar, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Possui graduação em Direito. É especialista em Direito Público e em Direito Penal e Processual Penal Aplicado à Atividade Policial e mestrando em Políticas Públicas. Atua também na consultoria jurídica do comando-geral.

 Sobre a Editora InterSaberes

A linha editorial da Editora InterSaberes está focada no campo técnico-científico, principalmente nas ciências humanas, exatas e sociais aplicadas. Dessa forma, visamos contribuir com a democratização e a divulgação do conhecimento. Além disso, o sistema dialógico, que é o nosso diferencial, tem colaborado para que a leitura dos nossos materiais seja mais clara e dinâmica.

Livraria on-line: www.livrariaintersaberes.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/editoraintersaberes

YouTube: http://www.youtube.com/intersaberes

 SERVIÇO

Evento sobre segurança pública e lançamento dos livros “Arquitetura contra o crime”, “Resolução pacífica de conflitos”, “Gerenciamento de crises policiais” e “Planejamento estratégico e administração em segurança”

Data: 23/03 (quinta-feira)

Horário: 18h

Local: Associação da Vila Militar (Rua Santo Antonio, 100, Rebouças, Curitiba – PR)

IMG_2244