Rone comemora 25 anos de atividade

Por
Atualizado em: 13 de julho de 2017

A Rone (Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial) completa 25 anos nesta quinta-feira (12). A subunidade do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar do Paraná, foi criada em 1992 pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC) devido ao crescimento da criminalidade e da violência. O presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, felicita a Rone pelo 25° aniversário e pelos serviços essenciais prestados à população paranaense.

A Rone é formada por uma tropa especialmente treinada e preparada para o combate à criminalidade, atendendo ocorrências de roubos executados por quadrilhas, latrocínios, extorsões mediante sequestro e tráfico de entorpecentes. Viaturas de médio porte, compostas por guarnições com quatro ou cinco policiais militares, estão diretamente subordinados ao oficial comandante do pelotão. Os policiais contam com armamentos e equipamentos específicos e uniformes camuflados, que propiciam melhores condições de atuação, tanto no ambiente urbano como no rural. O objetivo principal é a forte capacidade de ação e reação na prevenção e repressão ao crime, principalmente por meio das abordagens e busca pessoal.

Comemoração tradicional

Aproximadamente mil pessoas participaram neste domingo (9), em Curitiba, da 7ª edição da corrida de rua em comemoração aos 25 anos da Rone.
Com percurso de sete quilômetros, a prova contou com policiais de várias unidades da PM, atletas profissionais e amadores. O governador Beto Richa prestigiou a prova e estava entre os corredores, assim como o comandante do Bope, Tenente-Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A prova foi dividida em quatro categorias: Rone, destinada aos policiais militares da subunidade; Bope, para demais integrantes do batalhão; Geral, reservada para todos os inscritos homens, e feminina. Todos os atletas que cruzaram a linha de chegada receberam medalhas de participação e os três primeiros colocados em cada categoria ganharam troféus.

Os participantes também puderam conhecer um pouco do quartel da PM e visitar os estandes com materiais e equipamentos das seis subunidades do Bope.
Em breve, o resultado da corrida estará disponível no site www.chiptiming.com.br/

*Com informações da Agência de Notícias do Paraná