PM, AVM e APMG homenageiam Patrono da corporação

Por
Atualizado em: 17 de maio de 2017

A Associação da Vila Militar, a Academia Policial Militar do Guatupê e a Polícia Militar do Estado do Paraná homenagearam o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento na manhã desta quarta-feira (17). Durante a celebração em tributo ao Patrono da PMPR, foi inaugurado um busto a sua memória e valores.

A AVM foi representada no evento pelo Coronel Washington Alves da Rosa, acompanhado dos Tenentes-Coronéis Carlos Mascarenhas Machado e Sérgio Renor Vendrametto, dos Capitães Adenildo Redondo e Haroldo Teixeira de Lima, dos Subtenentes Luiz Carlos Machado e Alcir José Saugo, e do Sargento Sidney Aparecido Teixeira de Alcântara. O Tenente-Coronel Mauro Celso Monteiro representou a APMG.

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve um olho ferido. Ele ingressou na Polícia Militar em 1907 e participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.