A pergunta é… Como desenvolver a verdadeira confiança?

Por
Atualizado em: 4 de dezembro de 2017

Todo policial ou bombeiro militar e seus familiares que tiverem interesse, poderão agendar com o Pr Paulo Quinelato, um horário para atendimento de aconselhamento, ou mesmo um bate papo sobre família ou outros assuntos. Ele estará presente na Sede da AVM, Rua Santo Antônio, 100, toda terça-feira das 16h às 19h. 

Para isto basta ligar no telefone (41) 9 9531-0076 ou enviar um e-mail no endereço pastorpaulo@avmpmpr.com.br 

A pergunta é…

Como desenvolver a verdadeira confiança?

 

Meditemos nos textos:

 

Números 14.1-11

“Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!  E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?  E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.    Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel.  E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa.  Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.  Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.    Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.  Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?”

 

 

A semana passada falamos sobre algumas direções de Deus para que possamos ver as expectativas que temos nEle e que Ele tem em relação a nós sendo cumpridas. Deus tem grandes coisas e infinitas promessas para as nossas vidas. “Nada é impossível para Deus.” Uma fé embasada nos princípios da Palavra de Deus irá nos levar para as grandes conquistas. Por outro lado, uma fé baseada na nossa força humana irá nos colocar no deserto e num estado de prostração e derrota. A Bíblia relata que homens e mulheres: “por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças…” (Hebreus 11. 33-34).

 

O texto de Números conta a história de 12 homens escolhidos para realizarem uma importante missão e nos esclarecem que 10 se deixaram vencer pelo que seus olhos viram, porém Josué e Calebe ousaram crer nas orientações e puderam desfrutar das promessas do Senhor para eles.

 

COMO DESENVOLVER ESTE TIPO DE CONFIANÇA?

 

  1. A fé vem pelo ouvir a Palavra. (Rm 10) Tudo que desejamos alcançar deve estar fundamentado naquilo que diz a Palvra de Deus. Quanto mais nos alimentarmos com a Palavra de Deus, mais confiança desenvolveremos nEle. Com que tipo de Palavra você tem se alimentado?

 

  1. Cultive uma atitude positiva diante dos desafios. Não estamos falando de positivismo, estamos falando de ver qualquer situação com os olhos de Deus. Josué e Calebe conseguiram manter uma atitude positiva diante dos desafíos, enquanto os 10 espias se deixaram dominar pelo medo e pelo negativismo, Josué e Calebe procuraram trazer a memória a Palavra que Deus havia liberado.

 

  1. Busque uma experiência pessoal e sobrenatural com Deus. Podemos experimentar o poder de Deus em qualquer situação, sejam boas ou sejam difíceis. Precisamos da presença de Deus, é Ele quem nos dará a possibilidade de vencer e ao mesmo tempo impactar pessoas ao nosso redor com o amor do Senhor. Josué e Calebe se fortaleceram na jornada deles e não se deixaram contaminar pelo desanimo dos 10 espias que estavam com eles. Lembre-se: sempre havará pessoas próximas de você que vão tentar desencorajar, então escolha quem você quer ouvir. Busque uma experiencia pessoal e sobrenatural com Deus em todo o tempo.

 

Conclusão: Na semana passada falamos das expectativas para o final desse ano, caminhe nesses dias que antecedem o final do ano olhando para o Senhor e dando ouvidos para a sua voz. Lembre-se: Tudo o que Deus tem para realizar esse ano, saiba que Ele vai realizar esse ano, então não deixe nada roubar do seu coração a expectativa de permanecer focado nEle. Deus também tem expectativas para com você ainda esse ano, então renda-se, deixe que o Senhor te conduza por onde ele deseja e a benção do Senhor será abundante sobre a sua vida.

 

 

Texto adaptado do Pr. Eduardo Villa Nova