III Torneio AVM de Xadrez dos Militares do Paraná

Por
Atualizado em: 16 de julho de 2017

Em comemoração aos Aniversários de 163 anos da Polícia Militar do Paraná, e 54 anos da Associação da Vila Militar, será realizado nas dependências do Colégio da Polícia Militar do Paraná o III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná, com patrocínio da AVM.

O evento faz parte do calendário oficial das comemorações do aniversário da PMPR e será realizado no dia 5 de agosto de 2017 (sábado), no Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado na Rua José Ferreira Pinheiro, 349, Portão, Curitiba – PR, a confirmação das inscrições será entre 13h e 13h30 e o início está previsto para às 14h.

A arbitragem do evento será realizada pelo arbitro da Federação Paranaense de Xadrez (FEXPAR) e mestre FIDE Bolívar Gonzales, tetracampeão baiano de xadrez absoluto entre os anos de 1986 e 1989, e campeão paranaense de xadrez absoluto nos anos de 2000 e 2011.

A inscrição é gratuita e poderão participar do torneio os militares estaduais (ativos e inativos) e alunos do Colégio da Polícia Militar.

A premiação para 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria será troféu e para o 4º e 5º medalha.

Para o associado melhor colocado a AVM comtemplará com duas diárias para duas pessoas no Hotel da AVM em Foz do Iguaçu – PR.

Para acessar a página de inscrição, CLIQUE AQUI

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I – DA FINALIDADE DO EVENTO

Art. 1º. O III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná tem por finalidade comemorar os 163 anos da criação da Polícia Militar do Paraná.

CAPÍTULO II – DA JUSTIFICATIVA

Art. 2º. A educação através da prática desportiva tem, cada vez mais, reforçado a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico. Ideais direcionados à construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play (jogo limpo). Através das atividades desportivas crianças, jovens e adultos constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades.

CAPÍTULO III – DOS OBJETIVOS

Art. 3º. O III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná tem por objetivos:

  1. fomentar a prática do esporte com fins educativos;
  2. desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo na comunidade PMPR;
  3. contribuir para com o desenvolvimento integral do jogador como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte; e
  4. garantir o conhecimento do esporte, de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática do xadrez.

CAPÍTULO IV – DA REALIZAÇÃO

Art. 4º. A organização e a direção deste Evento ficará a cargo do Sd. QMPG 1-0 Iwersen Trzeciak Kintopp e do Sd. QPMG 1-0 Marcio Haruo Ochiai, e a coordenação técnica de arbitragem ficará a cargo da Federação de Xadrez do Paraná.

CAPÍTULO V – DATA, LOCAL E HORÁRIOS PREVISTOS

Art. 5º. O III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná será realizado:

  • 1°. Na seguinte data:

05 de Agosto de 2017.

Local: Colégio da Polícia Militar

Endereço: Rua José Ferreira Pinheiro, 349- Portão, Curitiba – PR

  • 2°. Nos seguintes horários:
  1. Confirmações das inscrições: Das 13h00min às13h30min;
  2. Cerimônia de Abertura: 13h45min;
  3. Horário de Início da 1ª. Rodada: 14h00min;
  4. Intervalo para o café: 15h50min às 16h20min;
  5. Reinício: 16h20min; e
  6. Encerramento e Premiação:18h00min.
  • 3°. Os jogadores que se apresentarem após o horário da confirmação só poderão jogar a partir da segunda rodada.

CAPÍTULO VI – DOS PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

Art. 6º. Os jogadores poderão inscrever-se individualmente, respeitando a categoria.

  • As inscrições serão gratuitas.
  • As inscrições deverão ser feitas até o dia 1º de agosto de 2017 às 20h00, exclusivamente através do formulário eletrônico disponível nos sites da AVM e da PMPR, bem como da Intranet da PMPR.
  • Dúvidas sobre as inscrições serão sanadas exclusivamente pelo e-mail oficial do evento xadrezpmpr@gmail.com
  • Na semana do evento será publicada a listagem contendo relação das inscrições realizadas eletronicamente.
  • O número de inscrições será limitado em 60 participantes, devido à capacidade técnica da organização.
  • Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

CAPÍTULO VII – DAS CATEGORIAS

Art. 7º. O III Torneio dos Militares do Paraná será disputado em duas categorias, assim divididas:

  • Militar Estadual;
  • Aluno do CPM.

CAPÍTULO VIII – DO JOGADOR

Art. 8º. Ao jogador caberá respeitar o regulamento, os coordenadores, técnicos, seus companheiros, adversários, árbitros e espectadores.

CAPÍTULO IX – DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO

Art. 9. Serão utilizadas as regras da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) do Xadrez Rápido, bem como o regulamento do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná.

  • 1º. O primeiro lance impossível acarretará na perda da partida. Visualizado o lance impossível o árbitro deverá encerrar a partida e declarar perdedor o jogador que cometeu o lance.
  • 2º. O Sistema de disputa padrão será o Sistema Suíço, em seis rodadas.
  • 3º. Dependendo do número de inscritos em cada categoria, a Equipe Técnica de Arbitragem e Coordenação poderá alterar o sistema de disputa, o número de rodadas, agrupar enxadristas de diferentes categorias para o emparceiramento, resguardando a pontuação e premiação de cada categoria.
  • 4º. Critérios de desempate no sistema suíço: 1º confronto direto;

2º milésimos medianos; 3º milésimos totais;

4º maior número de vitórias; 5º arranz System.

  • 5º. Critérios de desempate para sistema Schuring: 1º sonnenborn-berger;

2º número de vitórias; 3º confronto direto;

4º maior número de vitórias de negras.

  • 6º. Critérios de desempate para a Premiação Geral: Caso haja empate na pontuação geral, considerar-se-ão os melhores resultados obtidos pelos jogadores, por exemplo, um primeiro e um terceiro lugar prevalecerá perante dois segundos lugares. Persistindo o empate, ficará melhor classificado o jogador mais velho.
  • 7º. O tempo de reflexão será de 18 minutos no relógio analógico e 15 minutos + 3 segundos no relógio digital.

Art. 10. Para efeito do emparceiramento e processamento dos dados será utilizado sistema ou software autorizado pela Federação de Xadrez do Paraná.

CAPÍTULO X – DA PREMIAÇÃO

Art. 11. Serão concedidos os seguintes prêmios aos participantes:

  • Troféu para o 1º, 2º e 3º colocados de cada categoria;
  • Medalha para o 4º e 5º colocados de cada categoria;
  • Para o associado melhor colocado a Associação da Vila Militar (AVM) contemplará com duas diárias para duas pessoas no Hotel da AVM em Foz do Iguaçu – PR

CAPÍTULO XII – DA ARBITRAGEM

Art. 14. Os árbitros serão designados pela Federação de Xadrez do Paraná.

CAPÍTULO XIV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 15. A Coordenação III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná não terá responsabilidade por qualquer avaria causada pelos componentes dos estabelecimentos nos locais de competição e demais instalações ou serviços oferecidos, ficando o ônus a cargo de cada atleta que causou o dano.

Art. 16. A Coordenação do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná não se responsabilizará pelo transporte nem pelo lanche dos atletas, bem como a limpeza e conservação do local.

Art. 17. Os participantes do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná deverão ser conhecedores deste Regulamento, dos Termos de Cessão de Direitos e Responsabilidades e das regras oficiais das modalidades esportivas, ficando sujeitos a todas as suas disposições e às penalidades que dele possam emanar.

Art. 18. Quaisquer consultas atinentes ao III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná, sobre matéria não constante neste Regulamento, deverão ser formuladas via e-mail (xadrezpmpr@gmail.com) pelo atleta à Coordenação do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná, que após o devido exame, apresentará sua solução através de documento oficial.

Art. 19. Compete à Coordenação do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná, interpretar e zelar pela execução deste Regulamento.

Art. 20. A Coordenação do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná se reserva ao direito de eventualmente atrasar, interromper e/ou cancelar a realização de uma rodada, partida ou prova, quando houver problemas de ordem organizacional ou técnica.

Art. 21. Após o término do evento a Comissão Técnica homologará os resultados.

Art. 22. Este regulamento estará sujeito a modificações, conforme necessidade da Organização.

Art. 23. Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Organização, ouvidos os interessados, desde que isso seja necessário.

 

Curitiba, 3 de julho de 2017.

Coordenação do III Torneio de Xadrez dos Militares do Paraná.

CLIQUE PARA DOWNLOAD DO REGULAMENTO EM PDF