Departamento Cultural da AVM lança livro sobre o Capitão Rosinha

Por
Atualizado em: 9 de agosto de 2018

Departamento Cultural da AVM lança livro sobre o Capitão Rosinha

A AVM realizou o lançamento do livro “Capitão Rosinha, vida e obra do maior historiador da Polícia Militar do Paraná”, na quarta-feira (08), uma biografia sobre o Capitão João Alves da Rosa. O evento aconteceu no Clube dos Oficiais, durante o almoço mensal da Velha Guarda, reunindo, além dos policiais e bombeiros da reserva remunerada, autoridades militares, familiares e amigos.

A obra foi escrita pelo colaborador do Departamento Cultural da AVM, Subtenente Izaquiel Leal Miranda, e pelo vice-presidente da Amai, Coronel Janary Bussmann, embasado em entrevistas com os familiares e pesquisas junto às publicações; com revisão do diretor secretário da AVM, Major Antônio Douglas Villatore. “É uma obra muito especial para a AVM e para a PMPR. Para mim é um privilégio muito grande ter participado da produção deste livro, sobre uma pessoa tão ilustre”, afirmou o Subtenente Izaquiel.

“O Capitão Rosinha sempre foi uma pessoa muito especial, ao qual todos recorriam quando tinham dúvidas sobre legislação, dado o seu grande conhecimento na área. Escrever sobre ele é uma alegria imensa”, destacou o Coronel Janary.

Para o presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, que é filho do Capitão Rosinha, o livro permite conhecê-lo melhor, apresenta a vida e obra, e também o grande legado que ele deixou. “Nosso pai sempre foi nosso exemplo. Um autodidata que ingressou na PMPR como soldado e chegou ao posto máximo permitido na época, que era de Capitão. Além disso, publicou livros altamente técnicos e de resgate histórico da Instituição”.

O livro foi publicado pelo Departamento Cultural da AVM, que tem como diretor o Coronel Iranil dos Santos e é referência em literatura policial com diversas publicações, colocando o Paraná em destaque entre todos os estados brasileiros. “O Capitão Rosinha é merecedor desta homenagem e é uma grande satisfação para todos nós esse lançamento. Um grande feito do departamento, com destaque para o apoio do Coronel Washington”, afirmou o diretor.

O Tenente-coronel Wellington Alves da Rosa, também filho do Capitão Rosinha, fez os agradecimentos em nome da família, à AVM, aos autores e à PMPR, pela valorização e o resgate histórico sobre o pai. A esposa do saudoso Capitão, Marilu Alves da Rosa, também destacou a felicidade pelo livro e relembrou a paixão do marido pela PMPR e pelas pesquisas. Ela foi homenageada e recebeu um buquê de flores, entregue pela Comandante-geral da PM, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

O evento foi marcado ainda pela assinatura do primeiro contrato de parceria para uma unidade do CVM em Ponta Grossa, e pela comemoração do 55º aniversário da AVM, com a entrega de medalhas para personalidades militares, em reconhecimento pelo trabalho junto à Associação, entre elas o alto comando da PMPR, ex-presidentes da AVM, os autores do livro e policiais militares que atuam em parceria com a diretoria executiva.

Entre as autoridades presentes, destaca-se o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Maurício Tortato; o diretor do Departamento Penitenciário, Coronel Élio de Oliveira Manoel; a Comandante-geral da PM, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o subcomandante, Coronel Arildo Luís Dias, o Chefe do Estado Maior, Coronel Antônio Zanatta; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira; o xerife da Velha Guarda, Coronel César Souza; o presidente da ALMEPAR, Coronel Antônio Celso Mendes; o candidato a vice-governador, Coronel Sérgio Malucelli; e os ex-presidentes da AVM, Coronel Eugênio Semmer, Coronel Elpídio Artigas Filho e Coronel Oscar Paluch.

 

Converse no WhatsApp