Coronel Audilene assume Comando-Geral da PMPR

Os diretores da AVM participaram da troca de comando da PMPR, prestigiando a nova Comandante-Geral, Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, a primeira oficial mulher a assumir a função em 163 anos de história da Instituição. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (11), na APMG, sendo presidida pela governadora Cida Borghetti.

A Coronel Audilene, que estava à frente da Chefia do Estado Maior, assume a função anteriormente exercida pelo Coronel Maurício Tortato, o novo Secretário Chefe da Casa Militar. Na leitura do elogio individual ao Coronel Tortato, a governadora destacou o exemplo de profissionalismo e o ser humano sensível e cordial. “Meus sinceros agradecimentos pelo brilhante trabalho realizado e sucesso na nova missão”, completou.

“É uma satisfação e uma honra empossar a primeira mulher Comandante da Polícia Militar do Paraná. A coronel Audielene tem uma folha de serviços prestados a gloriosa instituição e domínio da tropa, reunindo condições para comandar este alto posto e será, em 163 anos, a primeira mulher a chefiar este cargo. No Brasil apenas duas mulheres desempenharam esta função e acredito que a coronel Audilene trará a serenidade, a determinação, o compromisso e a força da mulher. É um novo momento em que o Paraná está sendo pioneiro em várias questões e o que buscamos é um estado melhor, com segurança de qualidade”, afirmou a Governadora.

Cida Borghetti também agradeceu a colaboração, o apoio e o comprometimento do coronel Tortato à frente da corporação. “Ele aproximou ainda mais a Polícia Militar do cidadão e disseminou as boas práticas de gestão e o exercício constante dos direitos humanos e da democracia. Suas qualidades estão alinhadas ao que acreditamos ser importante para conduzir o destino do nosso Paraná. Assume agora a função de Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, passando assim a integrar a equipe de Governo que trabalhará para alcançar o pleno desenvolvimento do estado e dos paranaenses, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Parabéns pelo brilhante trabalho e boa sorte nos novos desafios”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, Tortato ressaltou sua trajetória na PMPR e demonstrou gratidão aos militares estaduais que tornaram o solo paranaense sagrado, porque nele derramaram o seu sangue para defender a sociedade, e ainda aos oficiais e praças do seu gabinete, ao Subcomandante-Geral, Coronel Arildo Luís Dias e à nova Comandante-Geral, Coronel Audilene, que sempre foram fiéis ao comando. “Um agradecimento especial também para minha família, pelo legado de formação pessoal, caráter, ética e respeito, e pela paciência e resiliência” disse emocionado.

Em seu primeiro discurso, a Coronel Audilene agradeceu as oportunidades. Ao Coronel Tortato e ao Coronel Arildo pelo convite para assumir a Chefia do Estado Maior, à governadora pela confiança e oportunidade da nova função, e à família pelo apoio e compreensão. “Como Comandante-Geral da PMPR darei continuidade ao excelente trabalho que já vinha sendo realizado, atuando com respeito, diálogo e parceria com meus comandados e os demais órgãos da segurança pública. É uma grande honra ser a primeira mulher nesta função, a qual desempenharei com muita responsabilidade”, finalizou.

“A AVM deseja sucesso à competente Coronel Audilene na condução dos destinos da PMPR, conhecendo sua personalidade, inteligência e capacidade, com certeza continuará o ótimo trabalho realizado até aqui pelo Coronel Tortato que merecidamente assume a função de Secretário chefe na Casa Militar, mas que deixará suas marcas no comando da PMPR. Com essa nova composição do alto comando da PM, quem ganha é a própria Instituição e a população paranaense. Certamente teremos grandes avanços nas conquistas de direitos e garantias dos nossos policiais. Acredito muito nisso”, afirmou o presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa.

Na condição de militar estadual mais antiga do Sul do Brasil no posto de Coronel e pioneira na corporação, a diretora do Departamento de Crédito ao Associado da AVM, Coronel Rita Aparecida de Oliveira, saudou a nova comandante pela função. “A primeira mulher a receber a responsabilidade do mais alto cargo. Estou muito feliz e me sinto muito bem representada. Parabenizo e desejo votos de sucesso, muitas bênçãos e proteção divina na condução dos serviços diários. Ao Coronel Tortato, meu muito obrigada pelo trabalho realizado na Corporação e os votos de sucesso na nova função. Deus os abençoe”, disse ela.

 

O Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis, parabenizou a coronel Audilene pela conquista e agradeceu ao coronel Tortato pela dedicação em prol da corporação. “Audilene é uma mulher extremante capacitada, sensível e, ao meu ver, tem todos os requisitos para assumir o Comando-Geral da PM. Faço questão ainda de salientar a capacidade do coronel Tortato, um dos Comandantes-Gerais mais respeitados neste país, demonstrando a admiração que ele possui tanto dos policiais militares quanto da sociedade”, destacou.

A solenidade contou com a participação de ex-comandantes da PMPR, como o Coronel Daniel César Mainguê, que na oportunidade declarou a grande satisfação com a posse da nova comandante. “A PMPR está em boas mãos e para mim é um orgulho muito grande ver as conquistas dos meus ex-alunos do Colégio da Polícia Militar”, afirmou ele, que foi professor no CPM, referindo-se não apenas à Coronel Audilene, mas também ao Coronel Tortato e ao Coronel Arildo.

Oficiais mulheres da Polícia Militar de Santa Catarina também prestigiaram o evento e destacaram a representatividade da mulher na corporação. “Essa é uma vitória de todas nós na área da segurança pública. A Coronel Audilene é a segunda mulher no comando da Polícia Militar em todo o Brasil. Participamos dessa alegria, pois ela nos representa”, afirmou a Coronel Claudete, diretoria de ensino e da academia da PMSC.

Entre as autoridades, também estiveram presentes o presidente da ALEP, deputado estadual Ademar Traiano; o líder do governo, deputado estadual Pedro Lupion; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o Secretário Chefe da Casa Civil, Silvio Barros; o Secretário Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis; a Secretária Estadual da Família e Desenvolvimentos Social, Fernanda Richa; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabio Mariano de Oliveira, o Subcomandante-Geral, Coronel Arildo Luís Dias, demais parlamentares, secretários de estado e comandantes de unidades PMPR.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”533″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”100″ thumbnail_height=”75″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”100″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show as slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *