Campanha Maio Amarelo movimenta o Oeste do estado

Por
Atualizado em: 17 de maio de 2017

A Campanha Maio Amarelo está mobilizando a população do município de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado. Com o tema “Minha escolha faz a diferença”, a cidade debate os cinco principais fatores de risco no trânsito: dirigir sob os efeitos do álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, não uso do cinto de segurança e não uso de cadeirinhas para crianças.

Durante todo o mês estão sendo realizadas ações como blitze educativas no trânsito rondonense, com orientações a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Também vem sendo distribuídos panfletos, faixas, cartazes, balões e outros materiais com os símbolos da campanha, e uma série de outras atividades envolvem adultos e crianças.

No dia 3 de maio uma exposição aberta no Paço Municipal Arlindo Lamb apresentou peças de motos, pneus carecas, capacetes danificados e fotos de acidentes. “Pensamos em fazer algo impactante, que chamasse a atenção das pessoas para a gravidade dos acidentes com motocicletas, como também com o respeito que todos devem ter em relação às regras de trânsito”, explica o secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Coronel Welyngton Alves da Rosa.

As primeiras blitze educativas ocorreram dos dias 6 e 13 de maio e, segundo o Coronel Welyngton, haverá outras duas blitze nos próximos finais de semana.

Também está sendo realizado o projeto Cidadania no Trânsito. A cada semana uma escola do município é visitada.O projeto é feito pela soldado Érica Rodrigues e a servidora da Secretária de Segurança e Trânsito Adriane kappes Vorpagel, que ministram aulas sobre comportamento no trânsito para alunos do 2.° ao 5.° ano do ensino fundamental. Durante o mês de maio estão sendo entregues materiais educativos explicando o movimento Maio Amarelo e falando sobre a sua importância para um trânsito mais seguro. Todas as escolas de Marechal Cândido Rondon serão atendidas.  

O Maio Amarelo é um movimento mundial que visa a redução de mortes no trânsito. No início do mês a campanha foi lançada no Paraná pelo governador Beto Richa e o evento, que foi realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, contou com a presença de autoridades como o Comandante da Polícia Militar, Coronel Maurício Tortato, e representantes da comunidade.