AVM prestigia solenidade do dia do patrono da PMPR

Por
Atualizado em: 17 de maio de 2017

A Polícia Militar do Paraná realizou solenidade em homenagem ao Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, na manhã desta quarta-feira (17), Patrono da PMPR pelos valores morais, éticos e patrióticos que cultuava.

A AVM foi representada no evento pelo Coronel Washington Alves da Rosa, acompanhado dos Tenentes-Coronéis Carlos Mascarenhas Machado e Sérgio Renor Vendrametto, dos Capitães Adenildo Redondo e Haroldo Teixeira de Lima, dos Subtenentes Luiz Carlos Machado e Alcir José Saugo, e do Sargento Sidney Aparecido Teixeira de Alcântara.

Durante o evento, que ocorreu na sede da Academia Policial Militar do Guatupê, foram entregues medalhas a autoridades civis e militares. Entre as honrarias cedidas estavam a medalha “Coronel Sarmento”, maior prêmio aos que contribuíram com a instituição e a segurança pública do Paraná, e a medalha “Polícia Militar” de ouro, prata e bronze.

Ainda na ocasião, o Comandante da 5.ª Região Militar do Exército, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, fez a entrega da Medalha do Exército Brasileiro ao Comandante-Geral da PMPR, Coronel Maurício Tortato.

CORONEL SARMENTO – O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na “Campanha do Contestado”, em 1912, na qual teve o olho ferido.

Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na “Revolução de 1924”.

Sarmento foi para a reserva em 1926, sendo chamado à ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. O coronel faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.