AVM participa em Brasília de evento contra reforma da Previdência

Por
Atualizado em: 8 de março de 2017

A Coronel Rita Aparecida de Oliveira representou a diretoria da AVM, no Seminário “Reforma da Previdência: Ruim para todos, pior para as mulheres”, realizado em Brasília neste dia 8, para marcar o Dia Internacional da Mulher.

De iniciativa da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social em parceria com a Confederação das Mulheres do Brasil, o seminário contou com a participação da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli; da professora de economia da UFRJ, Denise Gentil; da secretária nacional da mulher da NCST e CNTI, Sônia Zerino; do deputado federal Arnaldo Faria de Sá e do senador Paulo Paim.

O evento reuniu especialistas para debater os principais pontos da PEC 287, proposta pelo governo federal e que está sendo amplamente discutida pela sociedade. Também serviu para mobilizar as mulheres em torno da revisão dos pontos da PEC que mais prejudicam a trabalhadora, tanto na esfera civil quanto na militar, principalmente no que diz respeito às aposentadorias e pensões.

Além de representar 44% da mão de obra do país, a cada dez lares, quatro são sustentados por mulheres, e são também elas que cuidam praticamente sozinhas de todo o trabalho doméstico e dos filhos. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), elas trabalham cinco horas a mais por semana do que os homens, devido à dupla, muitas vezes, tripla jornada de trabalho. Mas, o governo federal ignorou todos esses fatores e resolveu que agora é hora de equalizar homens e mulheres. Essa falsa igualdade significa acabar com o direito delas de se aposentarem cinco anos antes, em relação aos homens.

“Vamos lutar para garantir nossos direitos sociais fundamentais, que se tornaram realidade por meio de políticas públicas, destinadas ao amparo dos trabalhadores, principalmente no que diz respeito à saúde, previdência e assistência social”, afirma o Coronel Washington Alves da Rosa, presidente da AVM, acrescentando que a Associação está em alerta permanente na defesa desses direitos.

IMG_2366

IMG_2363

IMG_2365