AVM participa de solenidade de troca de comando do BOPE

Por
Atualizado em: 4 de fevereiro de 2019

O presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa e demais diretores participaram nesta segunda-feira (04) da passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMPR. O Tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, que está há 28 anos na Corporação e desde março de 2015 respondia pelo comando da unidade, passou a função ao Tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, que comandava o 9º BPM desde abril de 2017.

O Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, enalteceu a importância da unidade pela atuação frente ao atual cenário de segurança pública. “O BOPE tem uma tradição de eficiência e alto desempenho na atividade de segurança pública, ou seja, é uma unidade essencial, com aplicação em todo o Estado do Paraná. E o tenente-coronel Barroso tem perfil talhado para a atuação na área de operações especiais, pelo seu histórico e pelo excelente comando no 9º Batalhão”, disse o coronel.

Durante o elogio individual ao tenente-coronel Hudson, o Subcomandante-Geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais, destacou as características mais marcantes dele. “Ele possui um senso altamente desenvolvido de ética e integridade, além de um lado humano, sempre disposto a ouvir sua tropa, demonstrando grande preocupação com a saúde e bem-estar dos seus comandados e familiares”, falou.

O tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, que agora passa a comandar o 1º Comando Regional de Polícia Militar (1º CRPM), diz que deixa o cargo com o sentimento de satisfação e também de saudade do batalhão. “Passei, praticamente, metade da minha carreira na companhia de Choque (subunidade do BOPE) e com muita tranquilidade passo o comando ao tenente-coronel Barroso que, com certeza, vai dar continuidade a tudo aquilo que vinha sendo feito de bom, e vai fazer melhor ainda”, disse.

Hudson destacou ainda que pretende otimizar os recursos e aproveitá-los para que os batalhões que compõem o 1º CRPM possam desenvolver melhor seu trabalho. Logo no primeiro dia de comando, foi deflagrada a Operação Pagamento, que envolve os efetivos de toda a Capital, para reforçar a presença de viaturas nos principais pontos da cidade nos dias em que grande parte da população recebe salário.

“No 1º CRPM tentarei fazer uma gestão moderna para que a Polícia Militar, realmente, se torne mais efetiva nas ruas. Já começamos a Operação Pagamento, todos estão envolvidos e os policiais que estariam em expediente administrativo estarão nas ruas durante esse período. Aos poucos a gente vai implementando a nossa ideia e tentando tornar a PM mais visível”, complementou o tenente-coronel Hudson.

O tenente-coronel Barroso explicou que a intenção é reforçar a valorização do trabalho do militar estadual, bem como a atualização de técnicas e conceitos de segurança pública. “Uma das nossas maiores prioridades é valorizar o policial militar, além de colocarmos em prática projetos na área de tecnologia e na área de atualização profissional, para que possamos, cada vez mais, prestar um serviço de excelência à população”, relatou o novo comandante.

Familiares dos tenentes-coronéis sucedido e sucessor acompanharam o evento. O tenente-coronel Barroso entregou uma singela homenagem ao tenente-coronel Hudson pelo seu tempo e dedicação no comando da unidade. Ao final do evento as tropas de todas as subunidades do BOPE fizeram um desfile para os presentes.

CURRÍCULO – O tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres está há 30 anos na Corporação, é bacharel em Direito pelo UniBrasil Centro Universitário; pós-graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Uninter; pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Tuiuti do Paraná; e possui curso de Operações Especiais; curso de Ações Táticas Especiais.

Operou nas fileiras do departamento da Força Nacional de Segurança Pública nos anos de 2014, 2015 e 2016, tomando parte na Operação Copa do Mundo 2014 e na Operação Jogos Olímpicos Rio 2016, como Comandante do batalhão de pronta resposta da Força Nacional, comandando 12 operações por 9 estados da Federação; e, atualmente, estava comandando o 9º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Paranaguá.

Estiveram presentes o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos; o subcomandante da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais; o comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira; o comandante do BOPE, tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb), tenente-coronel Jorge Santos Neto; o Deputado Estadual, coronel Washington Lee Abe, além de representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e do Executivo. Oficiais e praças da Polícia Militar também prestigiaram o evento.

Fonte: site Pmpr 

× Converse no WhatsApp