Representantes da AVM participam de solenidade de aniversário da APMG

Por
Atualizado em: 9 de março de 2018

A AVM se fez presente na solenidade de aniversário de 47 anos da Academia Policial Militar do Guatupê, realizada nesta sexta-feira (09), na sede da unidade, em São José dos Pinhais. Além da comemoração pelo quadragésimo sétimo aniversário, o evento foi marcado pela entrega do Espadim Tiradentes aos 14 integrantes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e pela entrega da medalha de Mérito de Ensino.

A Associação foi representada pelo presidente, Coronel Washington Alves da Rosa, o vice-presidente, Coronel Almir Porcides Junior, o diretor do Departamento de Execução de Projetos, Coronel Altair Mariot, e o diretor do Departamento de Patrimônio, Coronel José Paulo Betes.

Também estiveram presentes diversas autoridades civis e militares, entre elas o Secretário Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis; o secretário chefe da Casa Militar, Coronel Elio de Oliveira Manoel; o subcomandante-geral da PMPR, Coronel Arildo Luis Dias; o diretor de Ensino e Pesquisa e comandante da APMG, Coronel Mauro Celso Monteiro; o Diretor-Geral da SESP, Tenente-coronel Orlando Artur da Costa; o diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL), Tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho; e o presidente da Assofepar, Coronel Isaías de Farias.

“Quanto mais capacitado está o policial, mais tranquila fica a sociedade, portanto, a importância da capacitação constante do efetivo. Parabéns APMG e parabéns também a esses cadetes que depois de três anos, sairão preparados para proteger a população paranaense”, destacou o Secretário Reis.

Para o Coronel Monteiro a data é simbólica e de muita importância, não apenas para a Academia, mas para a Polícia Militar do Paraná como um todo. “Nestes anos nos consolidamos na área do ensino policial e bombeiro militar na parte de técnica profissional, nos estruturando em novas tecnologias e, principalmente, nesta vinculação acadêmica com a Unespar, quando podemos certificar e fazer cursos de graduação e pós-graduação. A instituição está cada vez mais em um desenvolvimento educacional de alta qualidade”.

A APMG foi inaugurada em 08 de março de 1971 e ao longo desses anos vem cumprindo com sua missão baseada nos pilares da disciplina, trabalho e instrução voltada ao ensino e à pesquisa, para a formação, habilitação, especialização, capacitação e atualização profissional dos militares estaduais.

Entrega do Espadim

O Espadim Tiradentes foi entregue a 14 cadetes, que após ingressarem na APMG passaram pelo período de adaptação, chamado de quarentena, quando passam por instruções, orientações, atividades esportivas, exercícios de campo, confraternização e prestação de serviços à comunidade. Ao final do curso eles entregam o espadim e recebem a espada de oficial da corporação.

“O cadete ingresso representa a renovação e esperança de um futuro melhor, de novas ideias, novas tecnologias e novas concepções, sem perder a essência que é a disciplina, a hierarquia, o trabalho e a instrução”, ressaltou o subcomandante-geral, Coronel Arildo.

Durante o evento foi entregue também a Medalha Mérito de Ensino aos professores e instrutores da APMG, militares e civis que atuam nos núcleos de ensino da PM em todo o estado, como forma de gratidão e reconhecimento pelo empenho e dedicação à instituição.

Converse no WhatsApp