O 5º BPM completa 53 anos de atividade

 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná completou nesta sexta-feira (11) 53 anos de existência.

A AVM, por meio de seu presidente, Coronel Washington Alves da Rosa, saúda o 5º BPM e cumprimenta a todos os seus integrantes pelo dedicado trabalho de proteção da vida e do patrimônio dos paranaenses do Norte do estado.

Histórico

Criado no dia 11 de setembro de 1967, pelo decreto governamental nº 6.620, ele foi formado inicialmente sem ônus para o Estado por um efetivo oriundo da 3ª e da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar. O seu primeiro comandante foi o Coronel João Maingué Filho, de quem mais tarde recebeu o nome, passando a ser chamado de Batalhão Coronel Maingué.

Inicialmente o batalhão foi instalado no imóvel onde hoje fica o Mercado Shangri-lá, no Jardim Shangri-lá. Na época foram realizadas reformas e adaptações necessárias para a instalação da unidade.

O efetivo na época era de 87 homens. Posteriormente foi anexado o efetivo da 1ª Companhia do Batalhão de Maringá (4º BPM) e das outras Companhias do 2º BPM que ficaram na área de jurisdição do 5º Batalhão de Polícia Militar.

Em 01 de Dezembro de 1967, foram incluídos, após etapas de inscrição, exames e testes, 58 policiais, que frequentaram a 1ª turma do Curso de Formação de Soldados, passando pronto em 18 de março de 1968, em solenidade militar realizada em Londrina.

Em 08 de dezembro de 1977 foi inaugurada a atual sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, em área situada na zona sul de Londrina, na Rodovia Celso Garcia Cid, KM 374, CEP 86046-770 ao lado do Terminal do Jardim Acapulco.

O 5º Batalhão de Polícia Militar foi condecorado pela Câmara Municipal de Vereadores de Londrina em Agosto de 1997 uma das honrarias mais celebres de reconhecimento público denominada de “Comenda Ouro Verde” devido aos relevantes serviços prestados à coletividade londrinense.

No ano de 2014, recebeu um titulo de agradecimento do Londrina Esporte Clube, pelos serviços prestados ao clube de futebol profissional que representa a cidade de Londrina e o norte do Paraná.

A unidade dispõe de estande de tiro, salas de aula equipadas e estruturadas, campo de futebol e um espaço para eventos. Atualmente o 5º Batalhão de Polícia Militar já formou 46 turmas de soldados.

Área de Atuação

A área de abrangência da unidade policial militar se estende aos municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Jataizinho e os respectivos distritos e áreas rurais.

Formado por seis companhias divididas em:

1ª Companhia: Policiamento em locais fixos e Guarda externa;

2ª Companhia: Policiamento de Rádio Patrulha, ROCAM, Grupo Pró-Ativo e Unidade Paraná Seguro-Jardim União da Vitória em Londrina e Pelotão de Ronda Ostensiva Tático Movél (ROTAM);

3ª Companhia de Operações: composta por Patrulha Rural e Policiamento da Companhia de Ibiporã, Destacamento de Tamarana e Destacamento de Jataizinho;

4ª Companhia: Policiamento em Cambé;

Companhia de Trânsito

Companhia de Choque: Composta por policiais do CHOQUE Autos, CHOQUE Motos, Esquadrão de Cavalaria e Canil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *