27º BPM comemora aniversário da PMPR com homenagens

Por
Atualizado em: 10 de agosto de 2017

O 27º BPM, com sede em União da Vitória e área de atuação em 11 municípios do sul do estado, realizou nesta quinta-feira (10) à tarde a solenidade de comemoração dos 163 anos da Polícia Militar do Paraná, com a entrega de medalhas aos policiais da ativa e da reserva que foram homenageados. Atualmente o Batalhão é comandado pelo Major Renato Taborda.

Estiveram no evento o TC. Solac, Comandante do 4º. CRPM de Ponta Grossa e o TC. Edmauro Comandante do 1º BPM de Ponta Grossa. Também estiveram presentes oficiais e praças de todos os setores da corporação, amigos e familiares.

O Presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, recebeu a medalha Heróis do Contestado pelos serviços prestados à corporação e à frente da Associação.

Na ocasião, o Presidente entregou uma fardinha confeccionada pela Fábrica de Confecções da AVM a um menino da cidade de Paula Freitas, realizando o sonho do garoto.

O Cabo Edson, representante da AVM no Batalhão, recebeu das mãos do Coronel Washington um televisor para o cassino da unidade, e também medalhas para o torneio de futebol.

A 2ª Companhia foi ativada como Companhia Independente da Polícia Militar, por meio da Portaria nº 433 do Comando Geral, de 26 de outubro de 1976. Em 19 abril de 1977, através do Decreto Estadual nº. 3.239, foi oficializado o ato de criação, publicado em Dário Oficial nº. 35 de 20 abr 77.

Em 22 de abril de 2004 por meio do Decreto Estadual nº 2.837 passou a ter a designação histórica de “Companhia Heróis do Contestado”, em função da participação do efetivo sediado em União da Vitória, entre os anos de 1912 e 1915, nas primeiras ações do combate do Irani e da Campanha do Contestado, em defesa da ordem pública e do território paranaense.

Em 03 de março de 2016, o Governador do Estado do Paraná, Carlos Alberto Richa, assinou o Decreto nº 3.625, transformando a 2ª CIPM (Segunda Companhia Independente de Polícia Militar- ¨Companhia Heróis do Contestado¨) no 27º BPM (Batalhão de Polícia Militar), com circunscrição sobre onze municípios: União da Vitória, Bituruna, General Carneiro, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas, Mallet, Paulo Frontin, São Mateus do Sul, Antônio Olinto e São João do Triunfo.

O efetivo do 27º BPM , responsável pelas atividades operacionais e administrativas encontra-se dividido em três Companhias da seguinte forma:

– 1ª Companhia com Sede em União da Vitória, atende os seguintes municípios: União da Vitória (Sede e os Destacamentos de Porto Vitória, General Carneiro e Bituruna). As atividades de policiamento da 1ª Cia incluem a Rádio Patrulha, policiamento de trânsito, Canil Setorial, Patrulha Rural Comunitária, policiamento de pontos bases (PB’s) tipo estático de policiamento.

– 2ª Companhia com sede em São Cristóvão, atende os seguintes municípios:  Paula Freitas, Cruz Machado e Mallet. As atividades de policiamento da 2ª Cia incluem a Rádio Patrulha, policiamento de trânsito, policiamento de pontos bases (PB’s) tipo estático de policiamento.

– 3ª Companhia com sede em São Mateus do Sul, atende os seguintes municípios: Antonio Olinto e São João do Triunfo.As atividades de policiamento da 3ª Cia incluem a Rádio Patrulha, policiamento de trânsito, policiamento de pontos bases (PB’s) e Patrulha Rural Comunitária.