1º Encontro de Cobianos é realizado no Hotel da AVM, em Foz do Iguaçu

Por
Atualizado em: 14 de maio de 2018

Oficiais e praças estiveram reunidos no 1º Encontro do Curso de Operações de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros da PMPR – COBS, que aconteceu no Hotel da AVM, em Foz do Iguaçu, nesta sexta-feira (11). Mais de 70 cobianos estiveram presentes, de turmas de 1983 a 2014.

O evento, idealizado pelo presidente da AVM, Coronel Washington Alves da Rosa, foi coordenado pelo vice-presidente, Coronel Almir Porcides Junior, e contou com o grande apoio do Departamento de Eventos, por meio do Subtenente Saugo e do Subtenente Izaquiel, que organizaram o deslocamento do grupo nos ônibus da Associação, hospedagem no hotel, além do passeio Macuco Safari, nas Cataratas do Iguaçu, e jantar na Churrascaria Rafain.

Os participantes chegaram na noite de quinta-feira (10) e foram recepcionados pelo diretor, Coronel Winck, para um jantar de confraternização entre amigos. Na manhã desta sexta-feira (11), o evento teve início com um vídeo contendo imagens antigas que proporcionou um resgate histórico do curso. O cerimonial foi realizado pelo Coronel João Jorge e cada turma foi representada por um membro, que falou sobre fatos que ficaram marcados na história do grupo.

O encontro era uma ideia antiga do Coronel Washington, que fez o curso em 1988, pois sempre teve muita saudade daquela época. “É uma alegria rever os amigos, trocar experiências, lembrar dos bons momentos daqueles que tiveram a honra e o privilégio de frequentar um dos melhores cursos que a nossa corporação nos proporcionou. O COBS ultrapassa as fronteiras do nosso estado e é reconhecido nacionalmente. Plantamos a semente, que com certeza irá germinar, e este será apenas o primeiro de muitos encontros que teremos pela frente. Força e honra a todos os senhores! Avante Corpo de Bombeiros do Paraná. Avante nossa querida PMPR”, ressaltou ele.

Em seu pronunciamento, ele destacou ainda a presença de ex-comandantes da unidade, entre eles os diretores da AVM, Coronel Porcides e Coronel Jorge Thaís Martins, e o Coronel Domaneshi, além do Coronel Fredy, Coronel Aurélio, Tenente-coronel Enes, Tenente-coronel Bortolini, Subtenente Batista (cobiano mais antigo), Capitão Adelmo (da PMBA), Subtenente Fonseca, Subtenente Adalgirio e o Sargento Borges.

Entre os participantes, o vereador do município, Tenente Coronel Janke, que foi comandante do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu, agradeceu o convite e prestigiou o evento. 

“Orgulho em fazer parte desta Associação. Ela é extremamente competente em tudo que faz. Há 15 anos estava ausente de eventos da AVM e estar aqui hoje está sendo muito emocionante”, destacou o Tenente-coronel Merigueti.

O encerramento na área externa do hotel foi marcado por muita emoção e descontração, com os participantes em forma, “pagando” flexões e sendo “batizados” com o tradicional banho de mangueira.

“Gratidão e agradecimento são as palavras melhor expressam os dois dias maravilhosos nos quais tivemos a oportunidade de trocar experiências, lembrar histórias e rever nossos irmãos do Curso de Operações de Busca e Salvamento – COBS. GRATIDÃO pela possibilidade dessa convivência de irmãos cobianos. AGRADECIMENTO pelo carinho com o qual fomos tratados por cada um dos integrantes da AVM, por tudo que a Associação nos proporcionou (e que não foi pouco). Podem ter certeza que deixamos Foz do Iguaçu, fortificados e rejuvenescidos”, declarou o Coronel Barros do CCB.

“Tudo que vivenciei durante o evento em Foz não tem preço! Só me resta agradecer a Deus, por ter permitido que eu voltasse ao Paraná 31 anos depois, para rever os companheiros de turma, reencontrar os colegas com os quais tive a honra de laborar (instrutores, monitores e colegas bombeiros) e relembrar cada momento passado em 1987, na companhia de tão ilustres pessoas”, afirmou o Capitão Adelmo, da Bahia.

O COBS

O primeiro Curso de Operações de Busca e Salvamento foi realizado no período de 28 de março a 29 de julho de 1983, com 500 horas aula, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, com a participação de 16 bombeiros militares, entre capitães e tenentes. A segunda turma, em 1984, foi composta apenas de praças.

As disciplinas abordadas foram: primeiros socorros, busca aquática e terrestre, salvamento aquático e terrestre, educação física militar, visitas em áreas deflagradas e verificações correntes.

no images were found

 

Converse no WhatsApp